Tipos de Inversor Solar e o que você precisa saber sobre o coração do Sistema Fotovoltaico

Um sistema solar fotovoltaico é composto principalmente por módulos fotovoltaicos, inversor solar fotovoltaico, estrutura de fixação dos módulos e material elétrico. O inversor é um dos equipamentos mais importantes, isoladamente é a peça mais cara do sistema e funciona como se fosse o cérebro do sistema fotovoltaico.

O inversor fotovoltaico é o aparelho responsável por transformar a corrente contínua, gerada pelas placas solares, em corrente alternada, para que possa ser utilizada pelos aparelhos elétricos, sem o inversor não seria possível utilizar a energia gerada pelas placas solares para reduzir o valor da conta de luz.

Há uma gama de tipos de Inversor Solar no mercado. A escolha do equipamento mais adequado para o seu sistema, porém, depende de um critério técnico, o que pode ser feito através de uma empresa especializada no ramo da energia solar, como a SolarNog Engenharia. Neste post, você vai conhecer os tipos de inversor solar disponíveis no mercado, entender quais as características de cada um deles e, ao fim, compreender qual seria o mais adequado para o tipo de projeto d energia solar fotovoltaica que você pretende realizar. 

Aproveite e entenda como funciona um Sistema Fotovoltaico: Aqui

Quais os tipos de inversor solar disponíveis no mercado?

 

Inversor Solar Grid-tie ou On-grid

Este é o equipamento mais utilizado no mundo. Grid-tie, em português, significa conectado à rede. O aparelho grid-tie é aquele inversor usado para conectar um sistema fotovoltaico sem baterias na rede da sua residência ou empresa. Estes inversores são projetados para desligar rapidamente da rede elétrica, caso ela caia.

Inversor Solar Off-grid

Off-grid, em português, quer dizer “fora da rede” ou “desconectado da rede”. Esses equipamentos foram produzidos para sistemas fotovoltaicos que funcionam independentemente da rede elétrica. Por exemplo: postes de iluminação solar, sistemas de rádio transmissão, telefones de emergência em rodovias, entre outros. Isto é: são usados em sistemas que usam baterias e normalmente em regiões isoladas, onde não há acesso à rede elétrica.

Inversor Híbrido

Este equipamento, como o nome já diz, é uma mistura de sistema conectado à rede com um sistema desconectado da rede. Enquanto há energia disponível na rede, o sistema permanece conectado na rede e ao mesmo tempo carrega um banco de baterias. Quando há uma falta de energia na rede, o sistema se desconecta e trabalha com as as baterias. Mantendo toda ou apenas parte das cargas do imóvel abastecidas por baterias mais energia solar por um tempo determinado.

Inversor Solar String

É um dos tipo de inversor mais utilizados no mercado de energia solar. String, em português, significa linha/corda, ou seja, neste tipo de inversor são conectados um linha de módulos fotovoltaicos que se comportam como um único grande painel. Alguns inversores permitem conectar apenas uma única linha e outros permitem que duas ou mais linhas independente sejam conectadas num mesmo inversor.

Micro-Inversor Solar

Equipamento desenvolvido para operar com uma única placa solar ou um par delas. O micro-inversor converte a energia de corrente contínua de cada painel para corrente alternada. Normalmente este equipamento é fixado atrás de cada painel. Uma das vantagens do micro-inversor é a possibilidade de operar de forma independente cada painel. Isto possibilita a aplicação dos painéis em telhados com diversas inclinações e/ou pontos de sombreamentos críticos.

Inversor solar central

São desenvolvidos para uso em construções de grande porte – como edifícios, instalações sistemas fotovoltaicos industriais e usinas solares. Trata-se, basicamente, de um grande inversor string.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *