Energia Solar para o setor industrial
O uso da Energia Solar na Indústria
Sabendo que a energia solar utiliza a radiação da luz do sol diretamente sobre os painéis solares instalados em uma indústria, pode-se destacar que é possível usufruir do seu vapor para dirigir turbinas e gerar eletricidade, além de produzir ferro e aço em fábricas e indústrias.
É considerada, ainda, uma forma sustentável e econômica de aquecimento de água, ou outros fluidos, bem como a geração de energia solar industrial, visto que o consumo de energia elétrica em indústrias já soma mais de 3 milhões de Mega-watts/hora.
Como gerar energia solar industrial?
A geração de energia solar para indústrias funciona de forma semelhante aos processos de produção em residências e estabelecimentos comerciais, no entanto, é feita em larga escala devido ao tamanho dos sistemas fotovoltaicos e de acordo com as necessidades da propriedade.
Por isso, a instalação do sistema fotovoltaico exige um planejamento bem elaborado, pensando em fatores fundamentais como economia, retorno sobre o investimento, além da instalação de equipamentos de qualidade, como placas solares, inversor solar e baterias para armazenamento (caso necessário), que se adequem a estrutura de instalação dos painéis solares.
Vantagens da Energia Solar para indústrias e fábricas
Existem muitos aspectos que auxiliam na escolha de um projeto fotovoltaico para indústrias e fábricas, sendo o principal fator a viabilidade financeira durante a sua utilização. Para além dessa questão, é importante destacar que a energia solar industrial oferece diversos benefícios que influenciam tanto na competitividade do mercado, quanto na manutenção do funcionamento de uma indústria. Portanto, separamos algumas vantagens que valem a pena serem analisadas.
Uma das opções mais atrativas para a utilização de energia solar em indústrias e fábricas é a economia das contas de energia, por isso, é válido evidenciar que há incentivos fiscais e bancários que contribuem para o aproveitamento da fonte de energia renovável no segmento. Além disso, ao utilizar energia luminosa para a geração de eletricidade, a empresa também estará colaborando para a sustentabilidade e diminuindo os impactos ambientais emitidos, majoritariamente, pela emissão de gases poluentes originados por outras fontes de energia não renováveis.