Países líderes em uso de Energia Solar

A energia solar está se destacando como fonte alternativa para geração de energia elétrica em todo mundo, sendo uma fonte abundante mesmo em países do norte do globo considerados mais frios. No verão o sol fornece o calor necessário para que haja produção desse tipo de energia. Os governos e as empresas privadas estão cada vez investindo nessa solução como forma de impactar menos o planeta e obter redução de custos, além de diminuir a dependência de combustível fóssil que é mais poluente e esgotável.

Os países líderes em energia solar

A energia solar ainda representa apenas 5% da capacidade de geração instalada e somente 1,3% da geração de energia elétrica globalmente. Porém, seu crescimento exponencial nos últimos anos tem sido impulsionado por uma combinação de políticas governamentais e o preço dos equipamentos fotovoltaicos, que tem se tornado mais acessível.

O ranking abaixo mostra como os países líderes em energia solar é dominado por países de alta população -como a China e os EUA. A China representa 26% das instalações solares do mundo, enquanto o Japão, a Alemanha e os EUA representam cerca de 13% cada.

Fonte: blog.entecsolar.com.br/ranking-de-paises-lideres-em-capacidade-instalada-de-energia-solar/

1. China

Em 2016, a China aumentou sua potência acerca da capacidade solar total, mais do que qualquer outro país e cerca de 40% de toda a capacidade solar instalada globalmente nesse ano. São eles que impulsionam a expansão da energia solar no mundo e tendem a continuar investindo pesado na energia fotovoltaica.

Fonte: elektsolar.com.br/china-a-grande-potencia-da-energia-solar/

2. Japão

O Japão é o segundo país com maior capacidade solar instalada por pessoa – com 337 watts. Grande parte da motivação para o investimento na energia solar surgiu após o desastre nuclear em Fukushima, o que levou o governo a buscar outras fontes de energia. A expansão da energia solar no país é tão grande que já existe uma cidade toda com energia solar fotovoltaica: Fujisawa Sustainable Smart Town.

Fonte: ecoa.org.br/japao-aposta-na-energia-que-flutua/

3. Alemanha

A Alemanha possui a maior capacidade solar instalada por pessoa, com quase 500 watts para cada habitante. Assim como o Japão, a Alemanha também busca substituir toda a energia nuclear por energia renovável. Mesmo com a baixa incidência solar na região, o país vem se destacando como um país modelo na geração dessa energia.

Fonte: epoca.globo.com/ciencia-e-meio-ambiente/blog-do-planeta/noticia/2017/06/aposta-da-alemanha-em-energia-solar.html

4. Estados Unidos

Apesar do pioneirismo nos investimentos, os EUA não se mantiveram no topo dos países líderes em energia solar. Entretanto, as fontes de energias renováveis continuam ganhando espaço no país – alcançando mais de 10% da geração de eletricidade nos Estados Unidos pela primeira vez no ano de 2017.

Fonte: atacadosolar.com.br/artigo/energia-solar-empregos-nos-eua-em-2016.html

5. Itália

Ao contrário dos outros países líderes em energia solar, que ainda buscam consolidar as fontes de energia renováveis em seus territórios, a energia renovável na Itália é difundida em todo o país, tanto que os italianos já bateram a meta de produção de energia sustentável para 2020 cinco anos mais cedo, em 2015. A energia solar é responsável por 7,8% da geração de energia elétrica desse país.

Fonte: www.techenet.com/2013/02/londres-nova-zelandia-e-italia-apostam-nos-paineis-solares-da-panasonic/

A situação no Brasil

O Brasil ainda não figura entre os países líderes em energia solar, mas mostra um grande avanço na utilização dessa forma de geração de energia elétrica. O país destaca-se entre os países em desenvolvimento e especialistas têm expectativas de que o Brasil esteja entre os 5 primeiros até 2030.

O Brasil possui um forte potencial de geração de energia elétrica proveniente de fonte solar. Isso porque o nosso país possui níveis de irradiação superiores aos de países onde a energia fotovoltaica é mais difundida, como a Alemanha e a Espanha, por exemplo. Além disso, os equipamentos necessários para gerar energia fotovoltaica estão cada vez mais acessíveis e incentivam os investimentos tanto do poder público quanto de empresas privadas e residências.

Fonte: epocanegocios.globo.com/Brasil/noticia/2020/02/epoca-negocios-especial-energia-solar-bomba-no-brasil-e-atrai-de-gigantes-chinesas-a-startups.html

A utilização de energias renováveis para a produção de eletricidade aos poucos vêm ocupando um espaço maior no mundo. Em relação à geração de energia solar domiciliar, que utiliza o sistema fotovoltaico, estudos do Plano Nacional de Energia (PNE 2050) estimam que até 2050, 18% das casas brasileiras produzirão energia através do sol.

Podemos notar que a energia solar é a fonte energética que mais cresce no mundo, além de gerar 2 bilhões de economia para o país.

Principais países produtores de energia solar 1983 a 2018.

Referências:

Energia solar tem grande crescimento em Países em desenvolvimento.

< https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-solar/energia-solar-tem-grande-crescimento-em-paises-em-desenvolvimento.html > 

TOP 7 Países que mais usam energia solar.

< https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-solar/top-7-paises-que-mais-usam-energia-solar.html >

Confira a lista dos 5 países líderes em energia solar.

< http://www.atpsolar.com.br/lista-dos-5-paises-lideres-em-energia-solar/ >

2 thoughts on “Países líderes em uso de Energia Solar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *