Saiba o que mais consome Energia em Casa
Com esse reajuste da Energia Elétrica é importante ficar por dentro das pequenas atitudes que podem ser feitas para reduzir o impacto desse reajuste no seu orçamento, principalmente se tratando de época de crise, qualquer economia é muito bem-vinda.
É preciso observar a demanda de consumo energética da sua casa para analisar o que pode ser cortado, visando à economia nas contas de luz. Vamos analisar juntos quais hábitos podem ser mudados e implementados visando a economia familiar
Veja também: Conta de Luz mais cara a partir de dezembro
AR-CONDICIONADO
Esse é um dos aparelhos domésticos que mais consomem energia. A função de resfriar ambientes quentes requer muita atividade, por isso, o ar-condicionado causa um impacto significativo no fim do mês — principalmente durante o verão.
Além do mais, muitas famílias têm mais de um ar-condicionado em casa. Vamos tomar como exemplo aparelhos ar-condicionado Split de 12 mil BTUs cuja potência é de 1,4 kW. Se dois desses aparelhos forem utilizados diariamente durante oito horas, no final do mês, terão consumido 672 kWh. O resultado será uma diferença significativa na conta!
CHUVEIRO ELÉTRICO
Esse é outro aparelho que desponta quando o assunto é consumo de eletricidade. Considerando o exemplo de um chuveiro de 7,5 kW de potência sendo utilizado diariamente por 15 minutos, no fim de um mês, o gasto será de 56,25 kWh. Em casas com uma família de três ou quatro pessoas, o consumo é bem maior e o impacto financeiro é grande.
COOKTOP ELÉTRICO
Esse equipamento está na moda, e muitos brasileiros têm substituído o fogão tradicional pelo cooktop, que é embutido na bancada e não tem forno. Além de ser bonito e discreto, ele promove um melhor aproveitamento de espaço em cozinhas pequenas, mas é um dos aparelhos domésticos que mais consomem energia.
Vamos ao exemplo prático: se um cooktop for usado diariamente por, pelo menos, uma hora, com a utilização de todas as suas bocas, o consumo elétrico chegará próximo de 68,50 kWh.
GELADEIRA
A geladeira é um aparelho que funciona continuamente e por isso tem um impacto relevante na fatura de energia. Os modelos mais modernos usam um ciclo de refrigeração para reutilizar o mesmo fluido refrigerante repetidamente. A cada vez que abrimos e fechamos a geladeira, ela perde o ar frio devido ao ato mecânico de abrir, que força o ar gelado para fora. Assim, a geladeira precisa ativar o seu compressor a fim de reverter o aumento de temperatura em seu interior, consumindo mais energia. Outro problema que pode fazer o consumo das geladeiras aumentar é o desgaste da borracha de vedação. Nesse caso o ar frio escapa e o compressor é ativado mais vezes. Segundo dados da Eletrobrás, uma geladeira de duas portas frost free consome cerca de 56,88 kWh por mês. Já uma geladeira de uma porta frost free consome 39,60 kWh por mês.
Aparelhos em “stand by” consomem muita energia?
Os seus eletrodomésticos não consomem energia apenas quando estão ligados. Muitos ainda estão consumindo em modo espera ou “stand by”. Embora não gastem tanto quanto quando estão em pleno funcionamento, segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), a soma do consumo dos aparelhos em modo “stand by” pode chegar a representar 15% da conta de energia em uma casa. Isso equivale, segundo o Inmetro, a um aumento de até R$ 2,00 a mais por mês na fatura de energia elétrica por aparelho. Quando se calcula esse gasto no longo prazo, fica nítido o desperdício.
Economize com a energia solar fotovoltaica
Independentemente do seu consumo de energia mensal ou dos eletrodomésticos que você possui, uma das melhores maneiras de reduzir sua conta de energia é através do investimento em Energia Solar Fotovoltaica. Ao instalar um sistema fotovoltaico em sua propriedade você pode economizar através de uma fonte de energia abundante e inesgotável, a luz do Sol. Está curioso para saber quanto você pode economizar com a energia solar? Peça já um orçamento gratuito, a Solar Nog tem o maior prazer em atender você.
Fonte:
Saiba quais eletrodomésticos consomem mais energia. Disponível em: https://sharenergy.com.br/saiba-quais-eletrodomesticos-consomem-mais-energia/ > acesso em: 11/12/2020 às 11:54h<