Como funciona o Sistema de Energia no Brasil

A energia elétrica é um insumo essencial à sociedade, indispensável ao desenvolvimento socioeconômico das nações. No Brasil, a principal fonte de geração é a hidrelétrica (água corrente dos rios), que responde por 62% da capacidade instalada em operação no país, seguida das termelétricas (gás natural, carvão mineral, combustíveis fósseis, biomassa e nuclear), com 28%. O restante é proveniente de usinas eólicas (energia dos ventos) e importação da energia de outros países.

As geradoras produzem a energia, as transmissoras a transportam do ponto de geração até os centros consumidores, de onde as distribuidoras a levam até a casa dos cidadãos. Há ainda as comercializadoras, empresas autorizadas a comprar e vender energia para os consumidores livres (geralmente consumidores que precisam de maior quantidade de energia).

O que são fontes de Energias Renováveis

As fontes renováveis de energia são aquelas formas de produção de energia em que suas fontes são capazes de manter-se disponíveis durante um longo prazo, contando com recursos que se regeneram ou que se mantêm ativos permanentemente. Em outras palavras, fontes de energia renováveis são aquelas que contam com recursos não esgotáveis.

Existem vários tipos de fontes renováveis de energia, das quais podemos citar a solar, a eólica, a hídrica, a biomassa, a geotérmica, a das ondas e a das marés.

Fonte: https://futuresolar.com.br/

Benefícios das Energias Renováveis

Um dos mais importantes benefícios das energias renováveis é justamente a preservação dos recursos naturais encontrados no meio ambiente, afinal muitas fontes geradoras de energia são poluentes, além de esgotáveis. Petróleo, gás natural e carvão são exemplos clássicos.

Têm um baixo impacto ambiental, a energia renovável gera eletricidade limpa e não precisa de água para operar. Isso significa um alívio na pressão dos recursos hídricos em escassez.

Além disso, há segurança na distribuição de eletricidade, pois diversifica a matriz elétrica do país. É uma solução para os apagões e constantes racionamentos de energia por conta dos baixos níveis dos reservatórios. Com certeza, este é um dos grandes benefícios das energias renováveis.

Durante o dia, enquanto o sol brilha, o consumo de energia renovável já causa efeitos positivos naqueles que têm acesso à novidade. Espera-se que, a longo prazo, a solução para os problemas energéticos do Brasil seja em parte resolvida pelo aproveitamento da energia solar.

Para finalizar, por serem distribuídas e modulares, fontes como a solar e eólica são menos propensas a falhas em grande escala.

A entrada de energias renováveis e o sistema brasileiro

Um estudo realizado no âmbito da “Cooperação Brasil Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável”, coordenada pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e Ministério para Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ). Os trabalhos foram conduzidos por um consórcio internacional formado por Lahmeyer International, Tractebel Engie e consultoria

Ou seja, mesmo com a entrada de energias renováveis o sistema brasileiro de energia ainda ficará “de pé”, o que precisará é que  o alto grau de complexidade ao planejamento e operação do sistema, exigindo novas ferramentas e modelos, além de capacitação de profissionais, para acomodar com segurança e confiabilidade a grande quantidade de energias renováveis.

A tendência é que até em 2026 haja um aumento do consumo brasileiro de energia elétrica e consequentemente um crescimento ao final desse horizonte, estimou-se que as renováveis não convencionais, como eólica e solar, representariam 41,5% da geração total. Essa expansão da rede de transmissão será benéfica permitindo que grandes volumes de energia sejam transferidos entre as regiões e garantindo uma operação segura, confiável e estável do sistema elétrico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *