Qual é a vida útil de um Sistema Fotovoltaico?

Uma vez que os sistemas de energia fotovoltaica são compostos por equipamentos de alta qualidade, eles são feitos, sem dúvidas, para durar! Justamente por estarem expostos a condições temporais variáveis, os equipamentos de um kit de energia solar precisam, principalmente, apresentar uma estrutura que suporte frio, calor, chuva, granizo e outras eventuais circunstâncias do tempo.

Por mais que os painéis fotovoltaicos sejam robustos e os fabricantes se esforcem para garantir o máximo de confiabilidade aos equipamentos, é impossível evitar que o material sofra desgastes pela exposição. Dessa forma, é de se esperar que tudo tenha uma validade. Mas até que ponto isso afeta — se é que afeta — a eficiência do sistema de energia fotovoltaica? Saiba a resposta dessa pergunta e muito mais a respeito da vida útil desses equipamentos agora mesmo, através do nosso post.

O desgaste do Kit de Energia Solar

Nos primeiros anos de funcionamento, a degradação do kit de energia solar (principalmente os painéis) é um pouco mais visível.  A princípio, o simples fato do equipamento sair da caixa para ficar diretamente exposto às intempéries climáticas, impede que os painéis se mantenham imunes. Em virtude disso, os equipamentos passam de novos para usados.

Mas o que você precisa realmente saber, é que esse desgaste dos anos iniciais não afeta em praticamente nada a eficiência dos painéis. Eles são projetados especialmente pensando nisso.

A durabilidade do Kit de Energia Solar

A expectativa de vida útil e durabilidade dos painéis solares depende da garantia de cada fabricante, entretanto, é calculado, em média, um período de 25 anos.

Atualmente, com os constantes progressos tecnológicos, os painéis fabricados são mais robustos e têm maior durabilidade. Por consequência, a perda de eficiência deles é muito pequena: os fabricantes garantem 90% da potência até o décimo segundo ano e 80% em 25 anos.

A longevidade dos Equipamentos Fotovoltaicos

Considerando todos os equipamentos do Kit de Energia Solar, o tempo de vida de um sistema de energia fotovoltaica  ligado à rede de transmissão energética convencional é, em suma, um período de 30 a 40 anos (como um todo).

A garantia de 25 anos (citada no tópico anterior) diz respeito ao tempo em que os fabricantes comprovadamente atestam que os painéis solares funcionarão de forma eficiente, de tal forma que eles funcionem com potencial de produção em pelo menos 80% durante esse período.

Para sistemas isolados, ou seja, aqueles sistemas de energia fotovoltaica não ligados à rede convencional, deve-se considerar também a vida útil das baterias de armazenamento de energia e dos controladores de carga. Contudo, esses casos não são frequentes no Brasil.

As possibilidades do Inversor Solar

Os inversores são equipamentos compostos por elementos complexos que regulam a qualidade da energia na saída, evitando perda de potência. São itens que integram tanto os sistemas de energia fotovoltaica conectados à rede padrão quanto os sistemas isolados, que armazenam eles próprios a energia.

O tempo de vida útil de um inversor é de cerca de 10 anos, podendo chegar a 15 ou mais, dependendo das condições do ambiente e da ocorrência de descargas atmosféricas.

inversor solar modelos

Vale observar que um sistema bem protegido garante uma vida prolongada aos equipamentos.

A melhor notícia é que já existem dispositivos pra lá de avançados que proporcionam essa proteção. Com os avanços da tecnologia nos últimos anos, os inversores solares foram aprimorados. Por isso, investir na atualização do equipamento pode ser uma boa alternativa para garantir que o sistema fotovoltaico mantenha sua melhor performance.

Temperaturas muito altas afetam o tempo de vida de um inversor solar, por isso pode ser necessário recorrer a mecanismos de resfriamento extra, em condições mais extremas.

É importante também inspecionar esporadicamente o estado em que se encontram equipamentos desse tipo, verificando se ainda funcionam com a devida qualidade.

 

A validade das baterias

As baterias são equipamentos típicos do funcionamento de um sistema isolado, que determinam a própria autonomia do sistema. É o item que sofre mais rápido desgaste.

Mas considerando que os sistemas de energia fotovoltaica têm durabilidade de 30 anos, não faz sentido poupar na aquisição de baterias, não concorda? As baterias estacionárias ou de ciclo profundo, mais adequadas a um sistema de geração energética como esse, têm uma vida útil entre 4 e 5 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *